Como aplicar adesivos de parede

Como aplicar adesivos de parede Stampe!

Materiais

Atualmente, os adesivos de parede são objetos de decoração muito procurados pelo fato de darem nova vida aos ambientes de forma fácil e rápida, além de possuírem baixo custo. Outra grande vantagem dos adesivos de parede é que as pessoas podem mudar sua decoração a hora que quiserem apenas trocando os adesivos do ambiente, pois eles não danificam a parede quando removidos. Os adesivos possuem fácil aplicação, entretanto existem algumas técnicas que irão ajudar a evitar danos e prolongar ao máximo sua vida útil.

A técnica a ser apresentada a seguir pode ser utilizada para uma aplicação segura tanto de adesivos médios quanto grandes.
Primeiramente, separa-se os materiais necessários para a aplicação:

Como aplicar adesivos de parade - adesivos para paredes

- Tesoura: para recortar partes do adesivo e/ou do liner
- Estilete: para correção de possíveis defeitos decorrentes da aplicação, como bolhas
- Álcool e papel toalha (ou flanela): para a limpeza da superfície
- Espátula (ou cartão, ou qualquer outro objeto com o mesmo formato e densidade).

Desembalando o adesivo de parede

Após a separação dos materiais, retira-se o adesivo para parede da embalagem. O adesivo é composto de 3 camadas sobrepostas: a primeira é a máscara de transferência, que é um papel adesivo transparente usado para transferir o adesivo do liner para a superfície onde será aplicado; a segunda é o adesivo em si; e a terceira é o liner, um papel branco feito para proteger a cola do adesivo enquanto não for aplicado.

como aplicar adesivos para paredes

Antes de colar o adesivo vamos falar um pouco sobre as superfícies onde ele pode ser aplicado. Este tipo de adesivo possui maior aderência e durabilidade em superfícies lisas, planas e de preferência com acabamento brilhoso, como paredes, carros, geladeiras, laptops…  Não é recomendável a aplicação destes adesivos em superfícies curvas, esféricas, texturizadas, porosas, recém pintadas (principalmente se a pintura foi realizada sobre uma pintura antiga sem sem que a parede fosse raspada) e sujas, pois corre o risco de dificuldade de aplicação, danos ou perda do adesivo e redução de sua vida útil*.

O próximo passo é um dos mais importantes a limpeza da superfície onde o adesivo será aplicado. A limpeza da superfície deve ser feita borrifando-se álcool no papel toalha e passando na mesma. caso esta seja apropriada para isso (sempre utilizamos o álcool para a limpeza tanto de paredes quanto de laptops e outras superfícies, entretanto, para evitar danos, antes de passar o álcool, teste a receptividade do mesmo em algum canto da superfície que não esteja visível, caso o álcool cause algum dano, utilize apenas o papel toalha seco para efetuar a limpeza).

O álcool é altamente necessário para a limpeza de laptops, facilitando muito a aplicação do adesivo, pois remove completamente os resíduos de gordura decorrentes do constante contato com as mão, o que dificulta muito a fixação do adesivo. Apenas tome cuidado de passar o álcool somente na área onde o adesivo será aplicado para que não ocorram danos no mesmo.

Removendo o liner

Voltando a aplicação do adesivo. O próximo passo é descolar parte do adesivo do liner (o equivalente a aproximadamente 4 dedos se o adesivo for médio ou dois palmos fechados se o adesivo for grande) e recortar a parte do liner de onde o adesivo foi descolado como demonstrado nas imagens:

Aplicando adesivos de parede

Posicionando o adesivo na parede

Agora posiciona-se o adesivo na superfície (já limpa) da forma desejada tomando o cuidado para que a parte descolada não encoste na superfície (esta parte é onde você irá alinhar o adesivo corretamente, por isso é bom ter outra pessoa olhando de longe para que você posicione corretamente). Após posicionar no local adequado pega de a espátula e realiza-se um movimento da parte central do adesivo para suas extremidades, e logo após do centro para a esquerda e do centro para a direita (para jogar o ar para fora evitando a formação de bolhas no centro do adesivo) colando assim a parte solta na superfície:

Como aplicar adesivos de parade - adesivos para paredes

Colando o adesivo

Agora levanta-se a parte de baixo do adesivo pegando a ponta do liner logo na extremidade onde o adesivo já está colado. Caso o adesivo seja médio pode-se remove-lo por completo (nosso caso) segurando o adesivo para que este não encoste na parede, caso seja grande é bom ir descolando conforme for realizando a aplicação do adesivo.

Como aplicar adesivos de parade - adesivos para paredes

Agora começa-se a utilizar a espátula para aplicar completamente o adesivo. A movimentação é sempre primeiramente no centro e depois do centro para as laterais até fixar completamente o adesivo, como demonstrado nas imagens:

Como aplicar adesivos de parede

Removendo a máscara

Quando o adesivo estiver completamente colado com a máscara de transferência na parede pode-se ainda passar  espátula mais um pouco para remover possíveis bolhas de ar e fixá-lo ainda mais à parede. Agora deve-se remover a máscara de transferência cuidadosamente, em um ângulo de 180º (ou seja, dobrando-a sobre ela mesma), pois desta forma evita-se que o adesivo seja puxado da parede durante a remoção. Caso isto ocorra pressione novamente a parte que descolou e puxe de novo para que o adesivo cole na parede e se solte da máscara.

Como aplicar adesivos de parede

Pronto! Agora seu adesivo Stampe! Está perfeitamente aplicado, restando apenas perfurar bolhas ocasionais com o estilete cuidadosamente. É necessário um período de 48h para que o adesivo atinja sua máxima fixação, sendo necessário evitar o manuseio ou limpeza do mesmo durante este período. A limpeza do adesivo pode ser feita com um pano ou papel toalha úmido de forma leve e cuidadosa. A duração mínima esperada deste tipo de adesivo é de 3 anos se ele for aplicado e preservado corretamente. Para a remoção pode-se descolar à mão ou utilizar um secador de cabelo para derreter a cola, facilitando a remoção.

- Aplicação de kits e adesivos pequenos:

Para a aplicação de kits e adesivos pequenos segue-se as mesmas regras de superfície e limpeza citadas anteriormente. As únicas diferenças é que as partes do adesivo devem ser recortado ainda no liner para que sejam montadas na superfície da forma que você quiser e pelo fato de possuírem um tamanho reduzido, podem ser colados com as próprias mãos ao invés de uma espátula, como demonstrado nas imagens:

Como aplicar adesivos de parede

Estas técnicas que demonstramos estão entre várias outras comumente utilizadas para a colagem de adesivos. O youtube possui um acervo de centenas de vídeos demonstrando estas outras técnicas de colagem, e logo colocaremos vídeos nossos aplicando adesivos de tamanhos e formas diferenciadas.

*Os adesivos Stampe! Passaram por diversos testes de sucesso tanto de remoção como de aplicação nos mais diversos tipos de superfície, entretanto como existem infinitas variáveis no modo como estas superfícies foram criadas e preservadas, a Stampe! Não se responsabiliza por quaisquer danos causados decorrentes da aplicação ou remoção de seus adesivos.

A loja está passando por reestruturação e por isso as vendas estão bloqueadas por tempo indeterminado. Aguarde novidades.